IFMT

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

início do conteúdo

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - PDP

 

De acordo com o Decreto nº 9.991/2019 o PDP (Plano de Desenvolvimento de Pessoas) deve trazer as necessidades de desenvolvimento a serem supridas através de eventos de capacitação.

O PDP-IFMT 2020 foi preenchido com base no Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento encaminhado a todas as chefias e servidores do IFMT. Posteriormente, foi encaminhado ao Ministério da Economia para análise.

O PDP deve ser consultado por todos os servidores ou setores da instituição que desejam participar ou promover eventos de capacitação, bem como cursos de educação formal, principalmente no que diz respeito a cursos de pós graduação que ocasionam afastamentos. Esclarecemos que eventos de capacitação são: cursos, treinamentos, oficinas, encontros, congressos, simpósios, e similares.

Na primeira coluna encontram-se descritas as “Necessidades de Desenvolvimento dos Servidores” do IFMT. Uma necessidade de desenvolvimento pode agregar diversos eventos de capacitação, desta forma, na coluna seguinte, “Especificação do Tipo de Aprendizagem”, é possível verificar as modalidades de eventos que podem ser planejados ou solicitados a partir de uma determinada necessidade. Ressaltamos que a área temática da necessidade deve ter total ligação com o evento solicitado ou planejado.

Na terceira coluna encontram-se os cursos considerados transversais a diversos órgãos e que serão prioritariamente atendidos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), sugeridos pelo setor responsável pela análise do PDP no Ministério da Economia juntamente com a ENAP, a realização pela escola de governo. No entanto, se o conteúdo do curso sugerido não atender a necessidade de desenvolvimento dos servidores, é possível contratar o curso de outra forma, ou o servidor realizá-lo individualmente, desde que seja comprovado a incompatibilidade do conteúdo do curso ofertado pela ENAP e o conteúdo ou ementa do curso necessário para o desenvolvimento das funções do servidor.

No ano de 2020 os campi tem a liberdade de utilizar o recurso de capacitação para realizar cursos in company ou atender solicitações individuais de seus servidores, o que pode ser feito da mesma forma como faziam em anos anteriores, através de um planejamento interno e editais, por exemplo. No entanto, terá que realizá-lo obedecendo o que consta no PDP.

Clique aqui para acesso ao PDP-IFMT 2020.

Arquivos relacionados

início do rodapé